Avante, Marianos!

No último domingo, 20 de maio, os Congregados Marianos da Federação de São José do Rio Preto, que comemoravam o Dia do Congregado Mariano, foram presenteados com a publicação das "cartas do leitor" do Jornal Diário da Região (ano 62, nº 17.880) com a mensagem de Dom Orani João Tempesta, que fora bispo diocesano e hoje é Arcebispo Metropolitano do Rio de Janeiro:



Hoje, terceiro domingo de maio, celebra-se o Dia do Congregado Mariano. Elas existem no Brasil desde 1583, quando a primeira foi fundada no Colégio dos Jesuítas da Bahia pelo Beato José de Anchieta. Surgidos no seio da Igreja e para o bem da Igreja, é impossível não reconhecer que as Congregações Marianas são frutos do Espírito Santo.
Nascidas nos ambientes escolares da Companhia de Jesus, no famoso e conceituado Colégio Romano, as Congregações Marianas eram formadas por jovens que, cheios de santos propósitos, desejavam aprender na escola de Maria o caminho seguro para seguir o Filho. Nela, Maria, “a discípula mais perfeita do Senhor, encontramos a mais perfeita realização da existência Cristã” (DA nº 266). Essa espiritualidade, além de dar uma fisionomia própria aos membros da entidade, também alimenta a espiritualidade e o próprio modo de vida.
“Como mãe de tantos, Maria fortalece os vínculos fraternos entre todos, estimula a reconciliação e o perdão e ajuda os discípulos de Jesus a se experimentarem como família – a família de Deus” (DA 267). Que Maria, a mãe do Belo Amor, Rainha do Mundo, nos ensine a caminhar! Ser "escolas vivas de piedade e vida cristã operante”, pois Ela é a inspiração da espiritualidade que mantém viva as Congregações Marianas ao longo dos séculos.

Dom Orani João Tempesta - Arcebispo Metropolitano do Rio de Janeiro


Matéria também disponivel na página da Arquidiocese do Rio de Janeiro: http://www.arquidiocese.org.br/cgi/cgilua.exe/sys/start.htm
Share on Google Plus

Sobre os comentários no site da Federação Mariana

Caso deseje comentar, utilize a caixa de comentários do Facebook, logo abaixo. Não serão permitidos comentários ofensivos ou contrários à fé católica. Salve Maria!
    Blogger Comment
    Facebook Comment

0 comentários:

Postar um comentário